Você está sempre aproveitando as festas de seus familiares e amigos para mostrar os seus dotes como decorador de festas? Não quer mais passar despercebido e ter o destaque merecido por suas habilidades? Quer atrair o olhar das pessoas e fidelizar cada vez mais clientes?

Você pode já ser um decorador profissional ou ter feito algumas decorações nas festas de seus parentes — o que não impede de aprender sempre mais e seguir carreira nesse meio. Até porque a decoração pode ser uma boa maneira de ganhar dinheiro fazendo o que você gosta.

Para tanto, sendo profissional ou amador, você precisa planejar bem, estar sempre atualizado, reconhecer tendências, conhecer seus clientes, entre outros diferenciais que vão fazer você se destacar.

Por isso, aproveite estas dicas incríveis, que vão desde o planejamento até sugestões para suas futuras produções. Confira!

1. Planeje as suas festas

Independentemente do tipo de festa que você pretende trabalhar — aniversários, casamentos, encontros comerciais, chá de bebê etc. — o planejamento é essencial. Até mesmo para fazer um levantamento das possibilidades. Nada impede que o material utilizado em uma decoração de 15 anos seja repensado para um casamento.

À medida que for conseguindo uma ou outra decoração para fazer, comece a catalogá-las. Você pode tirar fotos das mesas, dos enfeites, de um panorama da festa, entre outras. Aproveite e já comece o seu portfólio com a foto da festinha que decorou para o filho de um amigo ou na sua casa mesmo.

Lembrando que, se você optar por seguir a carreira de decorador de festas, é preciso cuidar de outras coisas como as despesas, os lucros, o material de decoração, o estoque etc. Como tudo se inicia de algum lugar, é muito importante começar a definir os seus objetivos e suas metas.

2. Esteja sempre atualizado

Você precisa ficar por dentro do que há de novidade no mundo das decorações de eventos. Ainda assim, pode acontecer dos noivos ou de um aniversariante pedir uma temática pouco comum ao que é tendência (vamos falar mais disso no próximo tópico!).

Quando você sabe o que há de novo no ramo de festas e decoração, é mais fácil fazer desde uma festa com a temática de um super-herói — que dispõe de muitos materiais — até uma festa com temáticas inusitadas como a Família Addams, por exemplo.

É verdade que quanto mais material, maiores as possibilidades. Contudo, com poucos itens também se pode fazer muita coisa. Sempre há uma peça de doces ou de outros alimentos, por exemplo, que pode ficar colorida, dando um destaque especial.

3. Identifique as tendências

Todos os anos, são lançadas novidades como a cor e a flor do ano, o estilo musical do momento e as roupas mais fashions. Além disso, os super-heróis também se renovam e aparecem cada vez mais representações no meio deles, como o Pantera Negra e a Mulher Maravilha.

Outras tendências também surgem com memes da internet ou roupas usadas por artistas famosos. Em um ano são borboletas, no outro, unicórnios, no outro, pôneis. Por isso é tão importante sempre se informar e planejar a festa dentro dessas perspectivas.

4. Conheça o seu cliente

Você precisa levantar informações importantes como o tipo de evento, idade, data, local, o tema escolhido, entre outros. Esses fatores vão fazer muita diferença quando você for oferecer seus serviços, pois toda a sua decoração pode ser pensada dentro do que o cliente espera.

Escute sempre o que as pessoas têm a dizer no pós-evento. Com o feedback você poderá modificar o que não foi bom e seguir com os pontos fortes em outras organizações, tornando-se cada vez mais um profissional de confiança.

Independentemente dos ambientes em que seus clientes querem fazer seus eventos, é necessário saber trabalhar com diversas possibilidades: desde o moderno até o mais tradicional e rústico — sem deixar de criar uma identidade que façam com que as pessoas lembrem de você quando veem a sua decoração.

Agora que você já sabe como se destacar sendo decorador de festas, confira o que há de mais atual em decoração no nosso Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *