FESTA DE HALLOWEEN: COMEMORE O DIA DAS BRUXAS COM REGINA FESTAS

0

Conhecida no mundo todo, como halloween ou dia das bruxas, a data de 31 de outubro tem realce maior nos Estados Unidos, que como tradição, fantasias são usadas e decorações nas casas complementam a data, e as crianças saem de casa em casa falando “gostosuras ou travessuras”, se o dono da casa oferece algum doce ou guloseima as crianças vão embora, mas caso não tenha nada a oferecer, as crianças fazem travessuras em sua casa.

O halloween no Brasil, também passa por influências, claro, que não são tão marcantes como os estadunidenses, mas de certa forma a data também é comemorada por aqui. Geralmente escolas de idiomas costumam realizar atividades no dia das bruxas, outro hábito são as maratonas de filmes durante a semana de halloween.

Como tudo começou?

Na verdade o halloween surgiu há mais de 2 mil anos, é isso mesmo! Em uma celebração celta intitulada “Samhain”, que tinha significado de “fim do verão”. No século V, depois de cristo, o verão era concluído exatamente no dia 31 de outubro.

Na idade média a data continuou a ser celebrada, porém quem comemorasse sofria com as perseguições da inquisição. Como um modo de mudar o foco da comemoração, foi criado o feriado do dia 2 de novembro.

Uma curiosidade sobre a palavra Halloween, é que ela é derivada da palavra Hallow evening, onde hallow significa “santo” e “eve significa véspera”, pois dia 1º de novembro é o dia de todos os santos e o dia 31 de outubro é a véspera.

Mas não pense que é somente os Estados Unidos que comemoram o halloween, outros países como Irlanda, Reino Unido e Canadá, também têm grandes influências na data, principalmente com os itens de decoração, como por exemplo a vela em abóbora, que tem origem no folclore irlândes. Já aqui no Brasil a data é conhecida tanto como halloween ou dia das bruxas.

Halloween no Brasil

Embora a tradição de halloween não faça parte do folclore brasileiro, que por sinal também tem muitas histórias, lendas e personagens, o dia das bruxas como é conhecido por aqui pegou de vez, e a cada ano, o número de pessoas que aderem à data aumenta.

Faça o Halloween

E agora, o que você acha de fazer uma festa de halloween? Diversão não vai faltar, então vamos às dicas da Regina Festas!

Para a decoração, busque valorizar os personagens que compõem a festa, como: vampiros, bruxas, morcegos e caveiras, é claro o item principal que não pode faltar, a abóbora. Veja aqui na Loja Regina, painéis decorativos e centro de mesa que vão completar sua decoração.

Alguns itens são fáceis de encontrar e não custam nada, como galhos secos, já pensou, uma festa sustentável, com recursos naturais? Só um detalhe, veja a idade do público que vai estar presente, se for crianças, não exagere muito nos personagens assustadores, mas procure utilizar decorações coloridas, que você só encontra aqui na Regina Festas.

Preste atenção nas cores, preto e laranja, são mais tradicionais, o roxo e o branco também podem, fica a critério do seu gosto e da proposta da festa.

O que será servido também é importante, comidinhas personalizadas dão um toque especial, como cookies em formatos assustadores, mas caso não pretenda investir muito em doces ou guloseimas neste estilo, utilize pratos e forminhas, com decoração de halloween.

Algo que não pode faltar e que as crianças adoram, são as fantasias. Tenha certeza que elas vão brincar muito além de pedir gostosuras ou travessuras por aí.

Gostosuras ou Travessuras

Caso você não realize uma festa, mas queira participar deste dia alegrando as crianças, o que acha de preparar muitas gostosuras para os pequenos? A primeira ideia é compartilhar a proposta com a vizinhança, com todos unidos, fica bem mais divertido.

Uma decoração simples com balões e uma faixa decorativa em sua porta já é o suficiente para chamar a atenção dos pequenos. Use cachepôs, ou caixas surpresas cheias de doces e faça a alegria da criançada. Prepare ou compre doces característicos e aguarde a criançada bater em sua porta.

Contar histórias ou assistir um filme para a noite ser mais macabra, a nossa dica é o filme Hocus Pocus – Abracadabra, que foi lançado pela Disney em 1993, e é um clássico do halloween até hoje. O longa, conta a história das três irmãs Winifred “Winnie”, Mary e Sarah Sanderson e está disponível na plataforma de streaming Disney Plus, vale a pena conferir!

Agora é só compartilhar a história do halloween com as crianças, se preparar para a noite do dia 31 de outubro e se divertir, deixe seu comentário falando o que achou do nosso conteúdo e acompanhe a Regina Festas nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.