Personagens e temas, qual a importância para as crianças?

0

Antes de entendermos a importância de personagens e temas para as crianças, vamos relembrar o que significa estes dois tópicos:

Personagem: é uma pessoa fictícia de uma obra literária ou teatral, sendo também, no mundo das belas-artes, a representação de um ser humano numa obra de arte.

Tema: vem do latim thema, – ais, que refere a situação, posição, algo que é colocado ou preparado.

Em uma visão mais resumida, as narrativas são desenvolvidas através da conjugação de temas e personagens, criando diversas conceções e explorações, onde misturam-se sonhos com a realidade, viabilizando a capacidade de imaginar para além do real.

A estimulação da criatividade, oralidade e imaginação das narrativas, promove e colabora na formação da personalidade da criança, dos valores e conceitos, do envolvimento afetivo e social e da cultura e diversidade.

E, independentemente da idade, ouvir histórias é um momento que desperta o interesse.

A criatividade, raciocínio e memória são cognições desenvolvidas através da brincadeira, o contar e recontar estória, permite a articulação de ideias, comunicação, desenvolvimento do vocabulário e oralidade com o aprimoramento do discurso mais completo.

Ao disponibilizar um ambiente lúdico e alimentar a criatividade da criança com personagens e temas que ela goste, os processos de aprendizagens – referidos acima – são desenvolvidos juntamente com os aspetos lúdicos.

Todos nós já passamos pelo processo de se imaginar como uma personagem, um super-herói, um pirata, uma princesa ou uma fada.

Você se lembra quantas vezes, na sua infância, você se viu voando? Procurando um tesouro perdido? Pilotando um carro de corrida? Encontrando com amigos com superpoderes?

Você se lembra o quão alegre era escolher e viver uma personagem?

O quão divertido era ir à procura dos diversos materiais – disponíveis em casa – para expressar e “equipar” a sua imaginação com – provavelmente – o seu personagem preferido?

Essa fantasia é um processo evolutivo extremamente importante na construção do caráter, da organização de afetos, percepção do mundo e de si mesmo.

A experiência de vestir a pele da nossa personagem favorita – ou criada no momento – traz várias responsabilidades e oportunidades de aprendizagens.

As lutas, os desafios, as batalhas e as frustrações refletem experiências de vida que a criança irá vivenciar em um momento lúdico e que provavelmente irá transpor, com um novo olhar, para a sua própria vida.

A criança cria uma relação com a personagem que ajuda na construção de valores.

As personagens e os temas fazem parte de uma fantasia que enriquece a criatividade da criança. É o momento em que a criança faz um novo amigo, e essa amizade ajuda-a a imaginar e encontrar um novo mundo que em alguns momentos irá refletir e transpor para a realidade da criança, as experiências lúdicas através de uma criação sólida de experiências.

A consolidação do aprendizado marca a memória da criança e da família mesmo depois de adulta. A convivência com personagens e temas na infância ajudam a desenvolver um suporte emocional muito forte, além de que o exercício da criatividade reage de forma positiva na resolução de problemas e na forma da criança se expressar.

Muitas das habilidades que precisamos – enquanto adultos – são desenvolvidas durante a nossa infância.

Desde crianças, somos estimulados com estórias onde existem o bem, o mal, o herói e o vilão, e todo esse universo imaginário ajuda a criança a se expressar melhor, seja por meio de comparações, dos sentimentos em relação ao que determinada personagem sentiu ou por meio de metáforas.

Conheça, conte e desenvolva a aproximação de personagens e temas com seu filho.

Estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças é um dos maiores resultados de ouvir, contar e tentar vivenciar a vida da sua personagem favorita. A noção de tempo e espaço, do desenvolvimento do raciocínio e pensamento crítico, muitas vezes distantes da realidade que as crianças estão acostumadas – podem ser vivenciadas ao ouvirem uma história.

Seja através de um super-herói, uma princesa, um boneco ou um bichinho, proporcione momentos lúdicos e divertidos – onde vale tentar de tudo para que a fantasia, a imaginação e toda a criatividade possibilita uma representação mais realista – para que a criança se sinta envolvida e vivencie a sua personagem favorita.

Uma das melhores sensações, que marcam a nossa infância, está relacionada com as memórias onde, em um dia de comemoração, tudo ao nosso redor nos remete para o mundo da nossa personagem favorita.

Se for celebrar, realizar um aniversário ou uma reunião em família e quiser construir momentos inesquecíveis para o seu filho – com o tema da sua personagem favorita – visite a Loja Regina e conheça todos os artigos que temos para proporcionar momentos lúdicos inesquecíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.